Tutorial

Quem Fatura Quando Alguem Toca O Seu CD ?

Enviado por P!ATD

Voce gravou um CD, solo ou com a sua banda...

Quem fatura quando o seu CD é tocado? Depende quais são os fundamentos que fizeram você lancar o seu CD.

Veja quem dá uma mordida na renda, quando o seu CD toca por ai:

1. Primeiro você precisa entender quais os lucros que o seu CD pode gerar:

- Renda Mecânica (impressão e vendagem de copias: quantas copias voce vendeu)
- Renda de Performance ( venda de tickets do seu show )
- Renda Autorais ( quando uma estacao de radio, clube, etc toca o seu CD )
- Renda Digital ( quando alguem faz o dowloading de alguma musica sua ou ela e' usada como ringtone )
- Renda Videografica ( sua musica foi usada em musicais, trilha sonora de filmes, etc).

2. Se você fez o lançamento do seu próprio CD, sendo você mesmo o distribuidor, produtor, etc. você não vai ganhar nada além da renda obtido pela Renda Mecênica. Renda de performance em palco, só se voce atuar.

3. Para ganhar por Renda Autorais, Renda Digital e por Renda Videografica, voce precisa contratar uma empresa de administracao de performances. Eles possuem tecnologia e conhecimento de como rastregar sua musica nos meios de comunicação. Eles conseguem determinar, quantas vezes a sua música tocou em um determinado período de tempo, quem tocou e quando. Se você acha que o seu álbum vai ser tocado além dos discos que você vendeu, você precisa contractar um Publisher. A boa noticia e' que eles administram muito bem as suas musicas e conseguem obter muito mais renda para o autor/interprete. A ma' noticia e' que eles cobram uma taxa por voce usar os servicos deles.eles tambem recolhem o dinheiro, tiram a taxa deles e dividem o lucro entre o autor da musica e o publicador de acordo com as porcentagens regidas no contrato. (geralmente 50% cada).

4. O Publisher são companhias ou pessoas detem o direito de cobrar de todo mundo que toca a sua musica. Quanto mais eles arrecadam para você, mais eles também ganham. Michael Jackson comprou o direito de Publisher dos Beatles nos EUA. Como ele faleceu, a retencao de direitos agora passou para a familia dele.

5. O Publisher também do copyrigth da sua música. Eles têm advogados especializados nesta area.

6. A taxa do Publisher, nao tem nada haver com custeio da gravacao, pagamento de musicos, hotel, deslocamento, etc. Quem assume estas contas e' o produtor do seu album. ( o produtor pode ser um empresario musical, dono de alguma gravadora, etc ) Se voce nao tem um produtor voce e' quem vai pagar as despesas paralelas. Quando uma banda manda uma fita demo para uma gravadora, na verdade eles estao procurando um produtor, alquem que acredite neles e invista neles.

7. Se voce tem talento, ou as suas musicas sao boas, pode aparecer gente querendo contratar você. Pode ser gravadora, Publisher, empresários, etc. Analize os convites mas nao assine nada sem ajuda jurídica. Todo contracto tem prós e contra. A porcentagem dos prós e contras será de acordo com o grau de certeza que eles acreditam no seu trabalho e vão faturar em você.