Tutorial

Progressões harmônicas de Jazz-Blues

Enviado por P!ATD

Fórmulas de Jazz~Blues: Sete exemplos da progressão harmônica do " Blues de Jazz".

Um dos estilos que deram origem ao Jazz foi o blues. Este ritmo folclorico, originário do sul dos EUA, possui quatro características básicas:


Uso do acorde de primeiro grau do tipo maior com sétima menor (X7)
Estrutura e métrica invariável: o blues tem sempre 12 compassos. Eventualmente, quando a progressão é desdobrada, pode ter 24 compassos.
Uso da terça menor e da quarta aumentada sobre o acorde maior (as chamadas "blue notes" ) gerando o choque melódico que caracteriza o estilo.
Progressão harmônica também invariável, utilizando somente os acordes I7, IV7 e V7.
O jazz foi fortemente influenciado pelo blues, porém o blues tocado pelos músicos de jazz, com o passar do tempo, foi se modificando e ganhando alguma sofisticação harmônica.


O blues tem, atualmente, duas grandes vertentes: a derivada do blues tradicional, onde se encaixam o rhythm-and- blues, TexasBlues, Rockabilly, Rock'n'roll, etc, e o Jazz~Blues ou, como dizem os músicos no Brasil, o "blues de jazz".

O blues feito por uma banda "de blues" é bem diferente daquele blues feito por um grupo de jazz. Porém, embora não pareça, a estrutura harmônica e a linguagem melódica são muito próximas. A fórmula básica do Jazz~Blues tem também sempre 12 compassos e a seguinte progressão harmônica:

I7/ IV7/ I7/ I7/ IV7/ IV7/ I7/ Vdo II/ II / V/I,VdoII/ II_V.

Note que o Jazz~Blues também se utiliza do I7, e, como em todos os blues, a harmonia vai para o subdominante maior (no caso, o IV7) no compasso número cinco.

Essa progressão aceita muitas variantes, dependendo do contexto.
Algumas dessas variantes são as que mostramos a seguir.
A primeira formula é a mais comum e serve para a maioria dos standards com formato de blues.
Fazendo a análise harmônica das progressões podemos descobrir que, no fundo, a progressão básica é a mesma, apenas "incrementada" pelo uso de acordes substitutos e extensões das cadencias.

No arquivo MP3 de playback, cada uma das sete formulas de blues é tocada uma vez, com o baixo tocando a condução "em dois" (mínimas). A seguir, as sete fórmulas são repetidas, uma vez cada, com "walking bass".