Tutorial

Pedais de Efeitos ( parte 1)

Enviado por Iron_Maiden

Olá, meu nome é Renato e irei comentar sobre pedais de efeitos, quais são suas finalidades, o que há de bom no mercado hoje em dia e o custo/benefício destes.

- Pedais de Efeitos
São pedais que possuem diversos efeitos, dentre eles destacam-se as distorções, wha wha, delay, etc.
São versáteis pelo fato de serem facilmente visualizados em um palco quando se toca ao vivo, e é muito fácil utilizá-los pois sempre há uma chave de liga/desliga e os botões de regulagem do efeito.
Com isso, os pedais tornam-se nesse aspecto melhores que pedaleiras digitais, pois apresentam um som extremamente bom e são de fácil manuseio, já as pedaleiras são mais em conta no preço mas alguns efeitos nela podem deixar um pouco a desejar, além de ser de difícil manuseio ( regulagens, etc.)
Para você escolher os pedais que você irá utilizar, é interessante que você pesquise preços, som, etc. Uma boa é você pegar o set-up de seus guitarristas favoritos e ver o que eles usavam para assim você usar o set deles como base para o seu.
*Para ver os set-ups dos guitarristas entrem nesse site: www.guitargeek.com

- Cadeia de sinal
Antes de falarmos dos efeitos devemos saber como ligá-los na cadeia de sinal. Não há uma ordem específica, mas o que deve ser respeitado é que primeiro vem os pedais de ganho e em seguida os efeitos.
A ordem de ligação a seguir é a que eu uso e é uma das que todos usam:
Ordem:

Guitarra - - - Wha wha - - Compressor - - Overdrive - - Distorção - - Booster - - Phaser - - Reverb - - Chorus - - Delay - - Amplificador.

Lembre-se você NÃO PRESCISA seguir essa ordem, você pode fazer sua própria ordem.

Agora falaremos dos efeitos em questão, hoje vou falar principalmente das distorções e em breve estarei falando dos efeitos de Chorus, Delay, Flanger, etc.

- Overdrives, Distorções e Fuzz

Esses são os efeitos preferidos da maioria dos guitarristas, pois muitas bandas usam esses efeitos para distorcer o som da guitarra.
O pedal de Overdrive, é um pedal que quando ligado praticamente "simula" o som de um amplificador a válvula, ou seja, o seu som fica parecido com a saturação de um amplificador valvulado. Ele apresenta um ganho pequeno comparado aos pedais de distorção, mas apresenta uma dinâmica que as distorções não oferecem.
Os pedais de Overdrive, em geral, apresentam três botões:
* Gain - controla a quantidade de ganho no pedal, quanto maior o ganho, maior será a distorção.
* Level - controla o volume do pedal em sua cadeia de sinal.
* Tone - serve para adicionar ou cortar frequências agudas de seu som.

Alguns bons overdrives são os mais usados que são:
* Super Overdrive SD-1, da Boss
* Tubescreamer TS-9, da Ibanez
* Distortion +, da MXR
Esses são pedais usados por diversos guitarristas dentre eles estão: Eddie Van Halen, Jake E. Lee, Randy Rhoads, Joe Satriani, entre muitos outros.

O pedal de Distorção

É o pedal mais usado no rock, é usado desde um Hard Rock farofa até o Thrash Metal, esse é um pedal que possui um alto ganho e também simula o som de um amplificador valvulado, não possui tanta dinâmica como os pedais de overdrive pois o ganho destes é absurdamente maior em alguns pedais.
Os pedais de distorção também apresentam em geral, três botões:
* Gain - é o botão que serve para aumentar ou diminuir o ganho do pedal.
* Tone - serve para adicionar ou retirar frequências agudas do pedal
* Distortion - serve para aumentar ou diminuir a quantidade de distorção no pedal ( lembre-se: o peso de uma banda não vem da quantidade de distorção, pois quando muito alta, o som torna-se indefinido e embolado, além de apresentar um grande "chiado". Às vezes o peso de uma banda vem da "cozinha", do baixo e da bateria, fique bastante atento quanto a isso.).
* Level - serve para aumentar ou diminuir o volume do pedal.

No mercado existem diversos pedais de distorção, e, os que eu mais gosto e recomendo são:
* Distortion DS-1, da Boss ( um clássico !!)
* Mega Disortion MD-2, da Boss
* Metalzone, da Boss
* Double Distortion, da MXR
... dentre muitos outros no mercado. Apenas citei alguns, mas lembre-se você deve pesquisar bastante antes de montar um set-up.
Esses pedais de distorção também são usados por diversos guitarristas, tais como: Van Halen, Steve Vai, Edu Ardanuy, Jason Becker, Paul Gilbert, Kirk Hammet, George Lynch, dentre outros.

O pedal de Fuzz, é um pedal pouco usado hoje em dia, mas ele já foi muito usado na década de 60 e 70. Esse pedal apresenta um som de alto ganho, "imundo", etc. Esse pedal era usado pelos guitarristas de Blues, assim como o Overdrive era usado por eles também. Para saber de que tipo som estamos comentando, escute as gravações de Jimi Hendrix e o solo de Black Night do Deep Purple.
O Fuzz apresenta normalmente doi botões:
* Fuzz - controla a quantidade de ganho e de Fuzz no seu som.
* Level - controla o volume do pedal.
O mais usado foi o Fuzz Face da MXR, que foi usado por grande parte dos guitarristas, mas destacou-se no som de Hendrix.

Essa foi a primeia parte da matéria sobre efeitos, espero que tenham gostado dessas dicas sobre os pedais. Lembrem-se de pesquisar para acha o melhor som para vocês, pois essa é a única forma de chegar ao som que deseja. Além dos pedais, você não pode esquecer de ter cabos bons para que possa amenizar os ruídos, alguns cabos bons são: Santo Ângelo, Planet Waves, etc.
Um abraço ai galera, e até a próxima.