Baixo

Notações usadas em Tablaturas

Principais notações usadas em tabalaturas

enviado por: Aline .

Notações usadas em Tablaturas

Nas tablaturas, além dos números, também existem algumas letras. Essas letras são as notações, que existem para mostrar determinadas
técnicas usadas para implementar a música. Existem muitas notações e elas podem variar conforme o autor da tablatura e poderão aparecer
incluídas na própria tablatura. As mais usadas você vê logo abaixo:

h - hammer-on
p - pull-off
b - bend
r - soltar o bend
~ ou v - vibrato
t - tap
ou / ou s - slide
x - tocar a nota abafada

Hammer-on
Hammer-on consiste em fazer a corda soar com um "apertão" feito nela com a mão esquerda (destros), sem auxílio da direita.
Confira no exemplo abaixo:
E--------------------------------
B--------------------------------
G-------------8h10---------------
D-----6h8------------------------
A---------------------10h12------
E--------------------------------
O exemplo acima consiste em tocar a corda D pressionando a casa 6 (usando a mão direita também) e rapidamente ferir a mesma corda
porém na casa 8 e usando apenas a mão esquerda. Depois repita o mesmo processo porém mudando as cordas e casas conforme o indicado na tablatura.

Pull-off
Pull-off é o ato de ferir a corda pressionando a casa indicado e rapidamente soltá-la, para que a corda soe solta ou em outra casa que for indicada.
Confira no exemplo abaixo:
E--------------------------------|--5h7p5----------------------------
B-------------------12p0---------|-------6h7p6h7p6h7p6---------------
G--------------------------------|-----------------------------------
D---------7p0--------------------|----------------------12h14p12-----
A-----4p0------------------------|-----------------------------------
E--------------------------------|-----------------------------------
Na primeira parte do exemplo acima, você deve tocar a corda A pressionando a casa 4 e rapidamente soltá-la, para que a corda soe solta.
O mesmo deve ser feito na corda D, pressionando a casa 7, e na corda B, pressionando a casa 12.
Na segunda parte do exemplo, são usados hammer-ons e pull-offs juntamente. Você começa ferindo a corda E e pressionando a casa 5.
Rapidamente pressione a mesma corda porém na casa 7 (hammer-on), e em seguida solte a casa 7 fazendo um pull-of e deixando a corda soar pressionando a casa 2.
Em seguida faça a mesma coisa na corda B, usando as casas 6 e 7, e com a corda D, usando as casas 12 e 14. Perceba que você só usa a mão direita (destros)
para tocar a primeira nota. As outra são tocadas com hammer-ons e pull-offs.

Bend
Bend é uma notação usada para fazer com que a nota varie de tom e é feita apenas empurrando a corda para cima ou para baixo após tocá-la. Acompanhe no exemplo abaixo:
E------------------------------------------
B-----8b10-----------------------5b7-7r5---
G------------------------------------------
D-----------------3b4----------------------
A------------------------------------------
E--------------------------9b--------------
O exemplo acima consiste em tocar a corda B pressionando a corda 8 e em seguida esguer esta corda até que ela fique com o som igual ao tocado pressionando a casa 10.
Após faça o mesmo porém na corda D e erguendo a casa 3 até ficar com o som da casa 4. O próximo passo é tocar a corda E pressionando a casa 9 e erguê-la
(como não diz até que nota o bend deve ir, você deve descobrir ouvindo a música). O último passo é tocar a corda B e fazer um bend na casa 5 fazendo-a ficar com o tom da 7.
Então toque novamente a corda (permanecendo com a corda erguida) e solte o bend até a posição inicial (tom da casa 5).

Vibrato
Vibrato é fazer com que a corda suba e desça rapidamente (tremer) ao ser tocada. É como fazer um bend para baixo seguido de um para cima,
porém muito rapidamente e não elevando muito a corda. O vibrato também pode ser feito através de alavancas, presentes em alguns tipos de guitarras.
E----4~--------------------
B--------------------------
G----------7v--------------
D--------------------------
A--------------------------
E-----------------12~~~----
Seguindo o exemplo, você deve começar tocando a corda E pressionando a casa 4 e fazê-la vibrar, ou com o dedo ou com alavanca. O mesmo deve ser feito na corda G pressionando a casa 7.
A última etapa é tocar a corda E pressionando a casa 12 e fazê-la vibrar, porém durante mais tempos que as outras (note que existem três ~ , e não apenas um como nas outras).

Tap
Tap consiste em tocar a nota pressionando a casa desejada com a mão direita (destros). É uma técnica simples porém muito difícil de ser realizada, necessitando bastante velocidade do músico.

E--------------------------
B------15t-----------------
G-------------------19t----
D-----------16t------------
A--------------------------
E--------------------------
Para tocar o exemplo, você deve dar um "tapa" com a mão direita (destros) na casa 15 da corda B. Repita o procedimento na casa 19 da corda G e na casa 16 da corda D.

Slide
/ - Slide para cima
- Slide para baixo
Slide é tocar uma corda pressionando certa casa e rapidamente fazer sua mão esquerda (destros) correr pelo braço do instrumento (ainda pressionando a corda) até chegar na casa indicada.
Acompanhe com o exemplo abaixo:
E---------------------------------------
B-------------------------8/109/11/13--
G---------------------------------------
D-------5s3-----------------------------
A--------------/4--4-------------------
E--2/6----------------------------------
A primeira etapa do exemplo consiste em tocar a corda E pressionando a casa 2 e deslizar seu dedo até chegar na casa 6. O mesmo você faz na corda D,
pressionando a casa 5 e deslizando o dedo até a casa 3, sem interromper o som. Após você deve tocar a corda A e deslizar os dedos das casas mais baixas (pois o slide não apresenta a casa inicial -
sugerimos ouvir a música) até chegar à casa 4, e depois tocar a mesma corda pressionando a casa 4 e deslizar o dedo até as casas mais baixas (pois o slide não apresenta a casa final - sugerimos ouvir a música).
Também podem ocorrer slides consecutivos, como mostra a próxima etapa do exemplo. Nesta você deve tocar a corda B pressionando a casa 8 e deslizar o dedo para a casa 10.
Sem tocar a corda novamente com a mão direita (destros) e ainda pressionando as casas, deslize o dedo para a casa 9, depois para a casa 11 e por final para a casa 13. Nesta última etapa,
você só toca a corda com a mão direita (destros) na primeira nota, após você vai fazendo os slides.