Geral

Música (teoria)

Observações Gerais da Teoria Musical

enviado por: Eric Bandeira

Teoria Musical – Uma Nova Visão
ERIC BANDEIRA

TOM E SEMITOM

Tom formado por dois Semitons

Semitom é a menor distância entre dois Sons

T = TOM

ST = SEMITOM


SINAIS DE ALTERAÇÃO

bb = DOBRADO BEMOL ABAIXA ANOTA UM TOM

b = BEMOL ABAIXA A NOTA UM SEMITOM

= NATURAL

# = SUSTENIDO ELEVA A NOTA UM SEMITOM

X = DOBRADO SUSTENIDO ELEVA A NOTA UM TOM


Escalas maiores, melódicas, harmônicas e naturais


MODELO DAS ESCALAS:

NB T T ST T T T ST MAIOR
NB T ST T T T T ST MENOR MELÓDICA
NB T ST T T ST T+ST ST MENOR HARMÔNICA
NB T ST T T ST T T MENOR NATURAL


ESCALAS MAIORES

NB T T ST T T T ST
DO RE MI FA SOL LA SI DO
REb MIb FA SOLb LAb SIb DO REb
RE MI FA# SOL LA SI DO# RE
MIb FA SOL LAb SIb DO RE MIb
MI FA# SOL# LA SI DO# RE# MI
FA SOL LA SIb DO RE MI FA
SOLb LAb SIb DOb REb MIb FA SOLb
SOL LA SI DO RE MI FA# SOL
LAb SIb DO REb MIb FA SOL LAb
LA SI DO# RE MI FA# SOL# LA
SIb DO RE MIb FA SOL LA SIb
SI DO# RE# MI FA# SOL# LA# SI


ESCALAS MENORES MELÓDICAS

NB T ST T T T T ST
DO RE MIb FA SOL LA SI DO
REb MIb FAb SOLb LAb SIb DO REb
RE MI FA SOL LA SI DO# RE
MIb FA SOLb LAb SIb DO RE MIb
MI FA# SOL LA SI DO# RE# MI
FA SOL LAb SIb DO RE MI FA
SOLb LAb SIbb DOb REb MIb FA SOLb
SOL LA SIb DO RE MI FA# SOL
LAb SIb DOb REb MIb FA SOL LAb
LA SI DO RE MI FA# SOL# LA
SIb DO REb MIb FA SOL LA SIb
SI DO# RE MI FA# SOL# LA# SI


ESCALAS MENORES HARMÔNICAS

NB T ST T T ST T+ST ST
DO RE MIb FA SOL LAb SI DO
REb MIb FAb SOLb LAb SIbb DO REb
RE MI FA SOL LA SIb DO# RE
MIb FA SOLb LAb SIb DOb RE MIb
MI FA# SOL LA SI DO RE# MI
FA SOL LAb SIb DO REb MI FA
SOLb LAb SIbb DOb REb MIbb FA SOLb
SOL LA SIb DO RE MIb FA# SOL
LAb SIb DOb REb MIb FAb SOL LAb
LA SI DO RE MI FA SOL# LA
SIb DO REb MIb FA SOLb LA SIb
SI DO# RE MI FA# SOL LA# SI


ESCALAS MENORES NATURAIS

NB T ST T T ST T T
DO RE MIb FA SOL LAb SIb DO
REb MIb FAb SOLb LAb SIbb DOb REb
RE MI FA SOL LA SIb DO RE
MIb FA SOLb LAb SIb DOb REb MIb
MI FA# SOL LA SI DO RE MI
FA SOL LAb SIb DO REb MIb FA
SOLb LAb SIbb DOb REb MIbb FAb SOLb
SOL LA SIb DO RE MIb FA SOL
LAb SIb DOb REb MIb FAb SOLb LAb
LA SI DO RE MI FA SOL LA
SIb DO REb MIb FA SOLb LAb SIb
SI DO# RE MI FA# SOL LA SI


CIFRAS

A B C D E F G
LA SI DO RE MI FA SOL


TIPO DOS ACORDES USADOS NAS ESCALAS CITADAS ACIMA

MAIOR, MENOR, DIMINUTO, MEIO DIMINUTO E AUMENTADO.


NA ESCALA MAIOR

I, IIm, IIIm, IV, V, VIm, VIIm7(b5)

I IV V SÃO MAIORES

IIm IIIm VIm SÃO MENORES

VIIm7(b5) MEIO DIMINUTO


NA ESCALA MENOR MELÓDICA

Im, IIm, bIII+, IV, V, VIm7(b5), VIIm7(b5)

Im IIm SÃO MENORES

bIII+ AUMENTADO

IV V SÃO MAIORES

VIm7(b5) VIIm7(b5) SÃO MEIO DIMINUTOS


NA ESCALA MENOR HARMÔNICA

Im, IIm7(b5), bIII+, IVm, V, bVI, VII°

Im IVm SÃO MENORES

bIII+ AUMENTADO

IIm7(b5) MEIO DIMINUTO

V bVI SÃO MAIORES


NA ESCALA MENOR NATURAL

Im, IIm7(b5), bIII, IVm, Vm, bVI, bVII

Im IVm Vm SÃO MENORES

IIm7(b5) MEIO DIMINUTO

bIII bVI bVII SÃO MAIORES

COMO TRANSFORMAR AS NOTAS DAS ESCALAS EM ACORDES

PEGAREI A ESCALA DE DO MAIOR COMO EXEMPLO AS CIFRAS E O TIPO DOS ACORDES USADOS NA ESCALA MAIOR

DO RE MI FA SOL LA SI DO ESCALA DE DO MAIOR

A B C D E F G CIFRAS
LA SI DO RE MI FA SOL

I, IIm, IIIm, IV, V, VIm, VIIm7(b5) TIPO DOS ACORDES USADOS NA ESCALA MAIOR

1º PASSO: TRANSFORME AS NOTAS DA ESCALA EM CIFRA

DO RE MI FA SOL LA SI DO
C D E F G A B C

2º PASSO: SIGA O MODELO DO TIPO DOS ACORDES E ADICIONE NAS CIFRAS, PORÉM, NÃO SERÁ NECESSÁRIO REPETIR A ÚLTIMA NOTA DA ESCALA

I IIm IIIm IV V VIm VIIm7(b5)
C Dm Em F G Am Bm7b5)

CONCLUSÃO, EM TODA MÚSICA NO TOM DE DO MAIOR AS NOTAS SERÃO:

C = DO MAIOR
Dm = RE MENOR
Em = MI MENOR
F = FA MAIOR
G = SOL MAIOR
Am = LA MENOR
Bm7(b5)= SI MENOR COM SÉTIMA E QUINTA DIMINUTA OU SI MEIO DIMINUTA

OBS: Levando em consideração que na maioria das músicas não será necessário o uso de todos acordes.