Geral

INVERSÃO DE ACORDES

Rápida explicação sobre inversão de acordes e troca de posição com a mão direita

enviado por: Rafa Teclado

INVERSÃO DE ACORDES
Por: [email protected]
Inverter um acorde a grosso modo, é “trocar” a posição das notas que o compõe, em especial o baixo do acorde. Tomemos por exemplo, o acorde (tríade) de Sol maior,
que é composto pelas notas Sol (fundamental), Si (terça) e Ré (quinta), como a nota Sol, que é a fundamental, está no baixo dizemos que o acorde está na posição fundamental.
“Jogando” anota sol “pra cima”, começaremos o acorde de Sol com a nota Si (Si, Ré e Sol ou Si, Sol e Ré). O baixo do acorde deixou de ser a nota Sol,
sendo essa a 1° inversão do acorde de Sol maior. Todo acorde com a terça no baixo encontra-se na 1° inversão. “Jogando” a nota Si “pra cima”,
estaremos começando com a nota Ré (Ré, Sol e Si, ou Ré, Si e Sol), que aparece agora como o baixo do acorde. Está é, pois a 2° inversão possível para as tríades: a quinta no baixo.
Na cifra, o que indica que um acorde está invertido é o uso de um travessão logo após a primeira letra (que representa o acorde a ser executado),
seguido de uma segunda letra (que indica qual o baixo que deve ser feito nesse acorde). Por exemplo, G/B, acorde de Sol maior com baixo em Si.

Inversão de acordes na mão direita
Usamos para “facilitar” a troca de um acorde para outro. O “caminho” fica mais “curto”, você mexe menos os dedos e ganha em agilidade, se bem que no início é necessário um pouco mais de coordenação.
Esse “caminho” além de mais curto, geralmente soa mais agradável.
Mas tenha cuidado! Inverter o acorde na mão direita não significa necessariamente que o resultado sonoro será de um acorde invertido, o que determina no teclado/piano se o acorde está ou
não invertido são as notas feitas na mão esquerda. Se na mão direita você inverteu o acorde, mas na mão esquerda está com a fundamental no baixo, o acorde naturalmente não está invertido.
Pode acontecer também de você fazer o acorde na posição fundamental na mão direita, porém na mão esquerda estar com a terça ou a quinta, por exemplo, neste caso o acorde estará invertido.
Consulte o “vocabulário” deste texto e bons estudos! Estamos no Youtube, Facebook e Blogspot, deixe lá seu pedidos!

VOCABULÁRIO
BAIXO – Nota mais grave do acorde, no teclado/piano, a nota mais grave feita pela mão esquerda.
TRÍADE – Acorde de três sons.
FUNDAMENTAL - Nota que dá nome ao acorde, por exemplo, no acorde de Dó maior, a fundamental é Dó.
POSIÇÃO FUNDAMENTAL – Quando a nota fundamental está no baixo.
BAIXO – Nota mais grave do acorde.
TERÇA – Neste texto, uma das notas que compõe uma tríade. Contando a partir da nota fundamental, é a terceira nota, por exemplo, na tríade de Dó maior: 1ªDó, 2ªRé e a 3ªMi, a nota Mi então e a terça de Dó.
QUINTA - Neste texto, uma das notas que compõe uma tríade. Contando a partir da nota fundamental, é a quinta nota, por exemplo, na tríade de Dó maior: 1ªDó, 2ªRé, 3ªMi, 4ªFá e a 5ªSol, a nota Sol então é a quinta de Dó.
CIFRA – Forma de representar os acorde por meio de letras e outros símbolos.