Formação de acorde básicos
Aprenda a formar acordes sem precisar de manuais e livros
enviado por: Felipe Bandeira Zorzo
Formação dos acordes
Todo acorde segue certo padrão, em qualquer tonalidade. São fórmulas que nos ajudam a entender e montar os acordes. A base do acorde é a escala diatônica.
ESCALA DIATÔNICA
A fórmula da escala diatônica é a seguinte:
I tom II tom III semitom IV tom V tom VI tom VII semitom VIII
Na escala diatônica, os números romanos representam as notas.
Testando a fórmula da escala diatônica em Dó, temos:
Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó
\ / \ / \ / \ / \ / \ / \ /
tom tom semitom tom tom tom semitom
Já a mesma fórmula em Ré forma:
tom tom semitom tom tom tom semitom
/ \ / \ / \ / \ / \ / \/ \
Ré Mi Fá# Sol Lá Si Dó# Ré
Se você tocar a escala de Dó e depois a escala de Ré, irá perceber que as notas “combinam”.
Cada acorde é representado por uma cifra, sendo:
Dó = C
Ré = D
Mi = E
Fá = F
Sol = G
Lá = A
Si = B
FÓRMULA DO ACORDE MAIOR
A fórmula do acorde maior é a seguinte:
I 2T III 1,5T V
Ou seja, o primeiro grau da escala diatônica, um intervalo (distância) de 2 tons, o terceiro grau, intervalo de 1 tom e meio e depois o quinto grau.
No acorde de Dó Maior, representado em cifras como C, temos:
I 2T III 1,5T V
Dó Mi Sol
Em Ré Maior, ou D, temos :
I 2T III 1,5T V
Ré Fá# Lá
ACORDES MENORES
Além dos acordes maiores, existem os acordes menores, formados pela fórmula:
I 1,5T III 2T V
Dó menor, conhecido como Cm:
Dó Ré# Sol
Sol menor, Gm:
Sol Lá# Ré
Para facilitar a vida muitas pessoas, abaixo está uma tabela com os principais acidentes de cada tonalidade. Com ela fica mais fácil entender a ESCALA DIATÔNICA de cada um dos principais tons.
SUSTENIDOS E BEMÓIS
Encontrados nas principais tonalidades maiores, ou seja, não se encontram tons como Am:
Tonalidade |
Quantos acidentes |
Quais |
Dó |
Nenhum |
|
Fá |
1 b |
Sib |
Sib |
2 b |
Sib Mib |
Mib |
3 b |
Sib Mib Láb |
Láb |
4 b |
Sib Mib Láb Réb |
Réb |
5 b |
Sib Mib Láb Réb Solb |
Solb |
6 b |
Sib Mib Láb Réb Solb Dób |
Dób |
7 b |
Sib Mib Láb Réb Solb Dób Fáb |
Dó# |
7 # |
Fá# Dó# Sol# Ré# Lá# Mi# Si# |
Fá# |
6 # |
Fá# Dó# Sol# Ré# Lá# Mi# |
Si |
5 # |
Fá# Dó# Sol# Ré# Lá# |
Mi |
4 # |
Fá# Dó# Sol# Ré# |
Lá |
3 # |
Fá# Dó# Sol# |
Ré |
2 # |
Fá# Dó# |
Sol |
1 # |
Fá# |
Lembre-se que Mi# e Si# não “existem” e por isso devem ser tocadas como Fá e Dó, respectivamente. O mesmo ocorre com Dób e Fáb, que correspondem ao Si e Mi.