Tutorial

Evitando problemas com o seu equipamento

Enviado por Fernandolisa

Evitando problemas com o seu equipamento

Você que toca um instrumento musical ou pretende comprar um, deve dar muita atenção a ele. Até mais do que você pensa. Abaixo estão algumas dicas para que seu violão ou guitarra dure bastante tempo em suas mãos sem ter grandes problemas com o mesmo.

Nunca deixe seu instrumento musical jogado em um canto qualquer de sua casa. Procure limpá-lo antes de guardar. Guarde de preferência e em um case ou numa capa própria pro equipamento. Se você toca todos os dias, compre um apoio próprio para o seu instrumento, assim quando você acabar de tocar, limpe as cordas e coloque seu instrumento neste apoio. Se não tiver apoio, deixe o instrumento de cordas para baixo em uma superfície, ou se for encostado em uma parede, deixe as cordas viradas para a parede.

Nunca deixe seu instrumento no sol, mais precisamente em ambientes que se encontrem em altas temperaturas, com muito calor. O calor irá empenar o braço do instrumento.

Nunca deixe também seu instrumento na chuva (se deixar, nunca seque-o no sol, como citado acima). A chuva ou até mesmo o sereno irá prejudicar as partes elétricas do instrumento e as cordas, pois em regiões com muita umidade, há uma grande dificuldade de afinação.

Mantenha seu instrumento sempre limpo.

Use cabos e conectores de qualidade, e nunca pise sobre eles. Ao enrolar os cabos para guardar, siga as formas de enrolamento que vieram quando novos.

Nunca envolva seu pedal ou pedaleira com plástico, pois com ele, fica impossível a ventilação do equipamento. Nunca toque na chuva também.

Verifique a voltagem do lugar que for tocar, pois caso esta seja maior do que o seu equipamento suporta, este certamente será danificado.

Tome muito cuidado ao transportar amplificadores valvulados, eles são extremamente sensíveis.

Cuidados que devem ser tomados
Se mal empregadas as técnicas a seguir podem prejudicar seu instrumento. A partir de agora não me responsabilizo por nenhum tipo de dano e não recomendo a execução dos procedimentos a seguir a pessoas que não tenham um mínimo de prática e conhecimento do assunto. Achei isso em alguns livros sobre instrumentos elétricos e em algumas hps internacionais e portanto, em caso de dúvidas, procure o auxílio de um luthier (profissional que resolve problemas em instrumentos musicais). Entre estes, porém como em qualquer outra profissão, existem os bons e maus profissionais. Procure referências. Apenas lembrando alguns detalhes importantes que não devem ser esquecidos:

a) Cuidado com o acabamento de seu instrumento ao trabalhar com chaves sobre ele. Lembre-se de colocá-lo em uma superfície que não o arranhe e onde o mesmo fique apoiado firmemente.

b) Execute os ajustes com muita paciência acompanhando cuidadosamente o resultado. Prefira executar um ajuste aos poucos, em intervalos pequenos. Alguns ajustes executados erradamente conforme dito podem prejudicar seu instrumento. Em alguns casos como o ajuste de tensor do braço o prejuízo pode ser irreversível.

c) O uso de material inadequado (chaves de fenda quando deveriam ser usadas chaves allen, por exemplo) podem estragar a peça a ser ajustada. O investimento para a compra de um bom jogo de chaves adequado para ajustes em instrumentos é mínimo.

d) Tenha em mente que a execução de um ajuste vez por outra pode tornar necessária a execução de outros. Por exemplo, ao fazer um ajuste de ponte para aproximar as cordas do braço do instrumento pode ser necessário um novo ajuste de tensor para evitar o trastejamento que por sua vez pode gerar um novo ajuste de afinação na ponte. De maneira geral, porém os ajustes podem ser feitos isoladamente.

e) Tenha em mente que os ajustes se executados erradamente podem piorar o problema que você deseja corrigir ou criar novos problemas.

f) Na dúvida não tente o ajuste sozinho, peça a ajuda de alguém mais experiente ou mesmo entregue seu instrumento a um profissional.

O equipamento mínimo necessário para a execução dos ajustes a seguir consiste em:

a) Um bom jogo de chaves de fenda, de estrela e principalmente chaves allen (as mais usadas em ajustes de ponte e tensor, podendo ser encontradas em boas lojas para músicos. A maioria das marcas já oferecem estas chaves junto com o equipamento.

b) Um bom afinador cromático para testes de afinação.