Tutorial

Estudo de Arpejos e Abertura

Enviado por P!ATD

Todas as peças denominadas "estudos" são obras compostas para praticar ou desenvolver algum assunto específico, seja técnico ou teorico. Eles não têm, no geral, grandes pretensões como composição, não costumam ter estatura de verdadeira composição, embora algumas vezes sejam tão belos -ou mais- que preludios ou concertos. Os 24 estudos de Francisco Sor, por exemplo, são todos belíssimos e podem perfeitamente fazer parte do repertório de concerto de um violonista clássico.

Este estudo de Conrado Paulino não é, portanto, uma verdadeira composição e sim um veículo para desenvolver a mão direita e -principalmente- a abertura dos dedos da mão esquerda. Para tornar o estudo mais ameno, a peça vem acompanhada de um playback no formato MP3 com levada de jazz/pop ou, como dita a moda agora, "smooth jazz".

O uso dos "carimbos" (os quadradinhos representando o braço do violão ou da guitarra) se torna imprescindível numa peça como esta, já que ela apresenta acordes muito raros, alguns quase impossíveis.
Uma curiosidade a respeito de este estudo é que ele foi uma das primeiras composições feitas por Conrado, criada quando ele tinha aproximadamente 18 anos.